quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ATLETAS DE FIM DE SEMANA




Muito bem galera, eu costumo postar sobre alguns esportes diferenciados nessa pagina, mas eu estava pensando e achei que essa seria uma boa postagem:

Atletas de fim de semana


A idéia é a seguinte: todo mundo sabe a importância de fazer exercícios físicos regularmente, afinal melhorar o condicionamento físico do nosso corpo, a respiração, batimentos cardíacos problemas crônicos e etc, é uma ótima pedida. No entanto tem muita gente que pra tica só de vez em quando (os chamados atletas de fim de semana) porem esses que não tem nenhuma preparo ou auxilio técnico/profissional... podem acabar com lesões serias. Aqui nos temos, algumas da principais:

Luxação: é a separação ou deslocamento das partes ósseas numa superfície articular, ou perda completa da superfície de contato entre os ossos de uma articulação. O ombro é a articulação mais comum de acontecer este tipo de lesão, principalmente durante a prática de esportes como o vôlei ou handebol.
Tendinite: resposta inflamatória a um micro-trauma de um tendão. Esse mal é mais comum em atletas que fazem esforço físico repetitivo. Em atletas de corrida é comum acontecer a famosa tendinite patelar (ou joelho de corredor como alguns chamam). Acontece por falta de alongamento, fortalecimento muscular e ausência de orientação nos treinos.
Contusão: é uma escoriação. Geralmente decorre de pancadas e batidas. Ela depende do grau do impacto para diagnosticar como leve, moderada ou grave. No futebol a contusão é algo bastante frequente.
Torção ou entorse: lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulação. Os mais comuns são entorses no tornozelo e no joelho.
Distensão muscular: nome comum para uma ruptura de fibras musculares ou do tecido fibroso do músculo, geralmente causado por um esforço muito grande ou por estresse muscular. Também chamado de estiramento muscular. Muito comum em jogadores de futebol, vôlei, basquete e atletas de corrida.
Ruptura de tendão ou ligamento: O joelho é o campeão deste tipo de lesão. Fortalecimento muscular e alongamento ajuda na prevenção destas lesões.

Mas apesar de casos como esses, deixar ou evitar exercícios físicos NÃO é a solução. O mais simples e correto é tomarmos algumas precauções, como por exemplo:

1. Os corredores podem prevenir lesões por atividade excessiva, executando-a em terreno macio e plano, e alternando dias de corrida extenuante com treinos menos exigentes. Devemos aumentar gradualmente o treinamento até atingirmos a meta. Tem sido sugerido que o aumento de mais de 20% por semana, seja evitado;

2. Alongamento e aquecimento antes da prática esportiva podem ajudar a melhorar o desempenho e diminuir lesões. Para ganhar flexibilidade, eles também podem ser úteis pós-atividade. Antes ou depois do treino, os músculos devem estar aquecidos;

3. Deve-se beber água a cada 20 minutos para evitar a desidratação. A substituição inadequada de líquidos pode diminuir força muscular, resistência e aumentar o risco de lesões relacionadas ao calor. A água normal é geralmente suficiente para repor as perdas de fluido, mas os atletas podem estar inclinados a beber mais, se o fluido é aromatizado e contém glicose e eletrólitos;

4. Use o equipamento certo de maneira correta. Adolescentes frequentemente usam equipamento que não têm tamanho adequado para eles. Isso é válido para calçados (tênis) e roupas que devem ser adequadas ao esporte praticado, que sejam leves e facilitem a evaporação do suor;

 5. Ao praticar ou jogar em clima quente, devem ser tomadas medidas para evitar o calor que induzem doenças, como cãibras, exaustão e insolação. Práticas esportivas e jogos podem ser realizados no período da manhã ou final da tarde, quando o calor é menos agressivo;

 Se você seguir essas regrinhas simples, poderá praticar seus exercícios sem o menor problema, e colaborando para um estilo de vida mais saudável.

Bem,  acho que é isso!
Muitos beijos, ate a próxima...
Alice!

Nenhum comentário:

Postar um comentário